::. Complexo Lagoa

 Praia de Cabeçuda


Na beira das lagoas Santo Antônio e Imaruí fica a praia de Cabeçuda.
De águas calmas, é também muito procurada por veranistas da região.

Laguna

Mais de três séculos de brasilidade estão presentes nas ruas estreitas e típicas de Laguna, sul de Santa Catarina, a pouco mais de 100 Km de Florianópolis. Em meio a uma arquitetura colonial, a Natureza, colorida e encantadora, transforma-a num verdadeiro convite à vida. Sem dúvida alguma, pelo caráter de seu povo cordial, comunicativo e acolhedor, Laguna é a cidade da amizade.

 

Fundada em 29 de Julho de 1676 por Domingos de Brito Peixoto, chamada então de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, hoje a cidade é Patrimônio Histórico Nacional, cenário perfeito para um uma viagem pelo tempo. Seu roteiro turístico tem quase 600 casarões de diferentes períodos econômicos, uma cultura de origem predominantemente açoriana, o lazer oferecido por maravilhosas praias e lagoas e uma geografia de beleza única, internacionalmente conhecida por possuir o Farol de Santa Marta.
Instalado numa pequena montanha de 16.900 m2 e há 28 metros acima do nível do mar, ele emite lampejos brancos e vermelhos a cada 15 segundos. É rodeada de sambaquis - os primeiros arqueólogos recusavam-se a acreditar que os indígenas brasileiros, tão "atrasados" e selvagens, pudessem ser autores de obras esteticamente tão impressionante. Possui também bons restaurantes, pousadas e hotéis.

Dentre os diversos monumentos que revelam pouco a pouco a História e a Cultura de Laguna, deve ser citado o Morro da Glória. De acesso fácil e com 126 metros de altura, é um local atrativo e muito bonito, de onde se pode avistar todo o Centro Histórico, alguns bairros, as praias e as lagoas.

• • •

Data de fundação
»
20 de janeiro de 1876.
Data festiva
»
13 de junho (Dia de Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade).
Principais atividades econômicas
»
Laguna tem como base econômica a pesca nas lagoas e na costa atlântica, com alta produção de camarão e siri. O turismo também é grande fonte de renda, especialmente no verão, quando milhares de turistas invadem suas lindas praias.
População
»
47.568 habitantes.
Colonização
»
Açoriana.
Principais etnias
»
Açoriana.
Localização
»
Sul, a 110km de Florianópolis.
Área
»
353km2.
Clima
»
Mesotérmico úmido. A temperatura média varia entre 18ºC e 30ºC.
Altitude
»
02m acima do nível do mar.
Cidades próximas
»
Garopaba, Imbituba, Tubarão, Gravatal, Capivari de Baixo, Jaguaruna.

Parceiros